Sobre o Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o exame é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

No exterior, as provas do Celpe-Bras são aplicadas nos Centros Culturais Brasileiros e em outras instituições associadas. É conferido a estrangeiros que tenham desempenho satisfatório em teste padronizado de português.

É o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do brasileiro, além de ser aceito por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Também aceito por empresas e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. 

Os níveis conferidos são: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Eis a estrutura do exame que é composta por duas partes:

•    PARTE ESCRITA (com duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;
•    PARTE ORAL (com duração de 20 minutos) – interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e conversa sobre tópicos do cotidiano, de interesse geral, com base em elementos provocadores.

Clique aqui para conferir o acervo das edições anteriores.

Para obter o certificado, o candidato deve alcançar desempenho em ambas as partes do Exame.